Informações sobre o ensino remoto

No atual cenário, no intuito de repensar as atividades de ensino na pandemia e também para o cenário pós-pandemia, a UFMS passa a adotar as metodologias de Ensino Híbrido, onde recomenda-se que a carga horária teórico-cognitiva seja realizada toda online enquanto que a carga horária prática possa ser realizada presencialmente, observando o Plano de Biossegurança da UFMS (PBio-UFMS). Por sua vez, as aulas online poderão ser realizadas combinando estratégias do Ensino Remoto de Emergência – ERE ou da metodologia de Educação a Distância – EaD (Portaria MEC nº 2.117/2019).

Para conferir a íntegra das ações da UFMS contra o Coronavírus – COVID-19 acesse: ufms.br/coronavirus

No semestre letivo 2021/1, de acordo com terceira versão do Plano de Biossegurança da UFMS construída pelo Comitê Operativo de Emergência (COE) e pela Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) – Plano de Biossegurança da UFMS 3.0, as aulas teóricas serão mantidas 100% online e as aulas práticas imprescindíveis podem ser realizadas presencialmente, com rodízio programado de estudantes e respeitando as porcentagens de ocupação de 30, 50 ou 70 %, de acordo com a classificação das etapas.

Conforme decidido pelas direções da Faeng e do INFI, informamos que todas as disciplinas práticas e teóricas, ofertadas por essas Unidades, permanecerão na modalidade remota no semestre letivo 2021/1.

A adoção do modelo de Ensino Presencial Híbrido por meio do ERE ou de EaD, com o uso de ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs), em concordância com a legislação vigente, tem o intuito de garantir a manutenção das atividades acadêmicas nos cursos de graduação e de pós-graduação na UFMS em momentos de emergência de saúde pública ou de catástrofes.

Para esclarecer as dúvidas e alinhar as orientações institucionais, a UFMS criou o Guia de Atividades Acadêmicas durante o enfrentamento da Covid-19, destacando-se:

Professor:

• Na primeira semana de aula deve inicialmente comunicar-se com os estudantes por meio de e-mails. Esta comunicação é necessária para estabelecer o contato inicial e apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) escolhido, bem como o Plano de Ensino da disciplina. Os endereços de todos os matriculados da turma estão disponíveis no Sistema acadêmico (Siscad).

Estudante:

• Utilize, preferencialmente, seu e-mail institucional @ufms.br para qualquer comunicação com professores e Coordenação de Curso. Se ainda não ativou seu e-mail institucional, veja como proceder com as orientações no site da Agead https://agead.ufms.br/divisoes/capacitacoes/.
  • Mantenha atualizado seu e-mail no Siscad. É por esse e-mail que o professor entrará em contato com você.
  • Procure conhecer as ferramentas de tecnologias digitais adotadas por seus professores. Aqueles que estão com dificuldade devem pedir ajuda a seus colegas, Coordenação de Curso, professores e também ao Suporte da Agead/UFMS. Seja compreensivo e procure colaborar com os professores que estão se esforçando para se adaptarem ao novo modelo de ensino. Os professores estão se dedicando imensamente.
  • Leia atentamente todas as instruções antes de realizar uma avaliação, conhecendo a metodologia, os prazos e a forma de cálculo da nota, a fim de ter o maior sucesso possível.